Com média de dez operações diárias, unidade se destaca como referência em ortopedia

Da Redação

12 de maio de 2024O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ultrapassou a marca de mil cirurgias realizadas em 2024, com média de mais de dez procedimentos por dia. Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) revelam que, até maio deste ano, foram contabilizadas 1.219 cirurgias. Em 2023, o HRT registrou 4.273 operações, divididas entre 2.848 eletivas e 1.425 de urgência.

Para otimizar o atendimento e reduzir filas de espera, o hospital organiza o calendário semanal, dedicando-se de quarta a sexta-feira a cirurgias ortopédicas, além de realizar intervenções de outras especialidades e casos graves. Segundo o diretor do HRT, José Henrique de Alencar, a unidade adota a classificação de risco no bloco cirúrgico, priorizando pacientes em situação crítica.

O HRT é referência em ortopedia, especialmente em procedimentos complexos para tratar “pé diabético” e fraturas do fêmur, rádio e úmero. Além disso, o hospital atende outras especialidades. Recentemente, uma força-tarefa possibilitou a realização de 17 cirurgias, entre procedimentos gerais, plásticos, ortopédicos e oftalmológicos. Uma das beneficiadas foi Maria José Aquino Ribeiro, 68 anos, moradora do Riacho Fundo II, que passou por uma blefaroplastia para melhorar a visão, orientada por seu oftalmologista. “Fui muito bem atendida pelos médicos e enfermeiras”, disse a paciente, em recuperação pós-cirúrgica.

Modernização da rede pública

Nesta semana, a SES-DF entregou seis criostatos a hospitais da rede pública, incluindo o HRT, visando aprimorar o atendimento. O investimento totalizou R$ 762 mil e beneficiou também o Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e as unidades de Sobradinho, Ceilândia, Gama e Asa Norte.

*Com informações da SES-DF

Créditos: Agência Brasília

Share.
Exit mobile version