Metrô-DF planeja aumentar frota e reduzir intervalo entre trens em horários de pico
-Da Redação-
27 de setembro de 2024 – O Metrô do Distrito Federal está em processo de expansão e modernização, com o objetivo de aumentar a oferta de trens durante os horários de pico e ampliar sua capacidade de transporte de passageiros. A iniciativa prevê a aquisição de 15 novos trens, cada um com quatro carros, e o investimento necessário para essa ampliação está estimado em R$ 900 milhões.
Para buscar inovações tecnológicas e soluções de transporte ferroviário, representantes da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) participaram da InnoTrans, uma das maiores feiras internacionais de tecnologia de transporte, realizada em Berlim, na Alemanha. O evento, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de setembro, ofereceu aos gestores uma oportunidade de conhecer as mais recentes tecnologias do setor.
Entre os participantes da missão técnica estavam o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, e o diretor de Manutenção e Operações, Márcio Guimarães de Aquino. “Nos encontramos com empresas líderes, como a CRRC, uma das maiores fornecedoras mundiais de equipamentos de transporte ferroviário”, comentou Zeno Gonçalves. Segundo ele, essas interações são cruciais para subsidiar decisões estratégicas sobre a compra dos novos trens para o sistema metroviário do DF.
Handerson Cabral, presidente do Metrô-DF, apresentou o projeto de ampliação, destacando a importância de modernizar e aumentar a capacidade operacional do sistema. “Nosso objetivo é reduzir o intervalo entre trens, que hoje é de 3 minutos e 48 segundos, para aproximadamente 2 minutos e 36 segundos. Esse avanço virá acompanhado da modernização dos sistemas de energia e da implementação de novas tecnologias de sinalização e controle”, explicou.
A InnoTrans, realizada bienalmente, é um dos principais eventos do setor de transporte ferroviário, com exposição ao ar livre de vagões e trens de alta velocidade em uma área de 3.500 metros de trilhos. O evento deste ano trouxe inovações que poderão contribuir diretamente para a modernização do sistema de transporte público do Distrito Federal.