740 unidades receberam reformas e ampliações nos últimos cinco anos

-Da Redação-

22 de julho de 2024 – Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 283,9 milhões na manutenção de unidades da rede pública de ensino. Este investimento contemplou 682 escolas, que receberam intervenções como reparos nas instalações elétricas e hidrossanitárias, consertos e implementação de novas coberturas e esquadrias, entre outros serviços.

Além das manutenções regulares, 58 unidades passaram por reformas e ampliações com recursos do orçamento executivo, do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de emendas parlamentares. Ao todo, 740 escolas receberam algum tipo de intervenção nos últimos cinco anos, refletindo o compromisso do GDF com a melhoria da qualidade do ensino.

“A manutenção dos espaços inclui reformas em áreas essenciais como instalações elétricas e hidrossanitárias, coberturas e dependências gerais. Esses serviços são vitais para o dia a dia dos alunos e para o andamento das atividades pedagógicas. Sem manutenção, uma escola pode até parar suas atividades e prejudicar os estudantes”, comenta Ana Cristina Oliveira da Silva Paula, subsecretária de Obras e Infraestrutura Escolar da Secretaria de Educação (SEE).

Atualmente, 26 obras estão em andamento, incluindo reformas significativas no Centro de Ensino Médio (CEM) 10 de Ceilândia e na segunda Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do DF, localizada no antigo clube da Associação de Assistência aos Trabalhadores em Educação do Distrito Federal (Asefe), na 912 Sul. Também estão em andamento ampliações na Escola Classe (EC) 11 de Sobradinho e no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 do Gama, entre outras.

Na Escola Classe Polo Agrícola da Torre, a fachada, a sala dos professores e a quadra de esportes receberam reformas

As intervenções prediais são realizadas principalmente durante o recesso escolar, para garantir que as aulas retornem em espaços adequados. A Escola Classe Polo Agrícola da Torre, em Brazlândia, está se preparando para receber alunos no dia 29, com reformas na fachada, nova pintura, melhorias na sala dos professores e conserto de vazamentos. A quadra de esportes também foi reformada e a tenda para alunos integrais ganhou novas calçadas e uma passagem coberta.

A Escola Classe Polo Agrícola da Torre recebeu melhorias com recursos dos contratos de manutenção da SEE e emendas parlamentares dos deputados Jorge Viana e Paula Belmonte. Roberta Fontenele, diretora da escola, destacou a importância das reformas: “A fachada estava apagada e agora está linda e colorida, proporcionando um ambiente mais agradável para os alunos e professores”.

Júlia Lopes: “Gosto de estudar e estar aqui com meus amigos. E agora, com o ar-condicionado, vai ser muito melhor”

O Centro de Ensino Fundamental 2 de Brazlândia também recebeu melhorias, como a instalação de ar-condicionado em 17 salas e a construção de alambrados na quadra poliesportiva, com emenda parlamentar do deputado Chico Vigilante e recursos do Pdaf. Juliane Rodrigues Silva, vice-diretora da escola, ressaltou os benefícios das reformas: “Agora temos um ambiente adequado e bonito para a educação física, e a manutenção foi essencial para isso.”

Créditos: Agência Brasília

Share.
Exit mobile version