12/04/2024 às 14:46

Governador Ibaneis Rocha encabeça encontro estratégico para alinhar investimentos

Sob a direção do governador Ibaneis Rocha, o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, e líderes do Governo do Distrito Federal (GDF) se reuniram nesta quinta-feira na Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República para discutir os projetos do Distrito Federal incluídos no Novo PAC, um programa de investimentos liderado pelo governo federal em colaboração com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.

O GDF registrou 121 projetos na plataforma do governo federal, dos quais 19 foram selecionados. Entre eles, destacam-se a expansão do Metrô em Samambaia, a duplicação da BR-080 e o BRT Norte, além de obras nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, saneamento e mobilidade.

Com o intuito de alinhar estratégias e realizar ajustes necessários, os representantes do Executivo distrital, juntamente com os responsáveis pelas pastas envolvidas nos projetos selecionados, forneceram informações detalhadas sobre cada iniciativa.

O secretário de Governo, José Humberto, comentou sobre os resultados da reunião: “A reunião foi muito produtiva, fizemos todas as tratativas necessárias e abrimos um novo canal de diálogo para apresentar o que eles estão chamando de um novo espaço para o PAC, proveniente de emendas parlamentares e recursos que serão obtidos para a próxima fase. Será uma oportunidade para apresentarmos novas propostas relevantes para o Distrito Federal. Até o momento, o que está contemplado está garantido”.

Roberto Garibe, secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, destacou: “A pedido do ministro Rui Costa, iniciamos uma rodada de monitoramento dos projetos prioritários do PAC nos estados. Tivemos uma reunião bastante produtiva com a equipe do GDF coordenada pelo secretário José Humberto e conseguimos chegar a um conjunto de decisões para acelerar as obras do Novo PAC no Distrito Federal. Dessa forma, conseguimos fortalecer a parceria para melhorar as condições de mobilidade, saneamento e serviços urbanos para quem mais precisa”.

Na pauta de mobilidade urbana, o metrô de Samambaia ganhou destaque e foi incluído como prioridade, enquanto o metrô de Ceilândia será avaliado na próxima etapa do PAC. Araújo comemorou: “A boa notícia é que vamos conseguir executar a obra do metrô de Samambaia, que inclusive já está licitada, com uma empresa vencedora definida. Essa parceria entre o Governo do Distrito Federal e o governo federal possibilitará a realização dessa importante obra”.

Handerson Cabral, presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), acrescentou: “Foi um dia muito produtivo para o metrô e o transporte de passageiros sobre trilhos em Brasília. Conseguimos assegurar o financiamento do BNDES para a expansão em Samambaia, que já tem obras contratadas e supervisionadas. Agora, temos a garantia de recursos para concluir essa obra em benefício dos cidadãos do Distrito Federal”.

Além disso, foram discutidos projetos como a duplicação da BR-080 e o BRT Norte, este último com licitação prevista para este mês. Projetos de urbanização da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) também estiveram em pauta, incluindo drenagem pluvial, esgoto e pavimentação.

Em relação à educação, estão previstas quatro escolas de tempo integral, e a secretária da Educação, Hélvia Paranaguá, manifestou otimismo quanto à inclusão de mais projetos na área.

Participaram da reunião representantes de diversos órgãos federais, além dos secretários e gestores do GDF.

Fonte: Agência Brasília

Share.
Exit mobile version