Novo canal de comunicação busca ampliar eficiência e conveniência no contato com contribuintes

Da Redação

16 de maio de 2024 – A Subsecretaria da Receita da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) acaba de anunciar uma inovação nos métodos de comunicação para a cobrança de tributos como IPTU, IPVA, TLP, ITBI e ITCD. Agora, os contribuintes do DF serão informados de pendências diretamente pelo WhatsApp oficial do GDF, utilizando o número (61) 3410-9000.

Essa medida amplia as opções de contato entre o governo e os cidadãos, que anteriormente recebiam notificações por SMS, e-mail, cartas e pelo aplicativo Economia-DF. O WhatsApp foi escolhido por ser uma plataforma amplamente utilizada, o que facilita o contato direto e agiliza a comunicação com os contribuintes.

A iniciativa representa uma evolução no âmbito da comunicação entre o governo e os contribuintes, ampliando os canais disponíveis para notificar as pendências de pagamento

“O WhatsApp permite uma abordagem mais acessível e prática, tornando mais fácil o cumprimento das obrigações fiscais”, explicou o subsecretário da Receita, Anderson Roepke. Segundo ele, o governo já enviou mais de 45 mil mensagens a contribuintes com pendências de IPTU 2023. Ele destaca que, ao receber a notificação, o contribuinte deve verificar o número oficial do GDF e acessar o site para quitar débitos, uma vez que o governo não envia boletos diretamente.

Para o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz, a nova ferramenta reflete o compromisso do GDF em modernizar seus processos e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais. “O uso do WhatsApp para notificações fiscais deverá aumentar a adesão dos contribuintes, o que favorece tanto a arrecadação quanto o desenvolvimento econômico do DF”, afirmou.

Créditos: Agência Brasília

Share.