Investimento de R$ 180 milhões inclui instalação de bocas de lobo e criação de parque urbano
-Da Redação-
8 de dezembro de 2024 – O maior programa de captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), o Drenar DF, está em plena execução com foco na Asa Norte. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 180 milhões, busca reforçar as estruturas de escoamento de águas da chuva, mitigando alagamentos e enchentes em áreas críticas da região.
Até agora, foram instaladas 235 das 291 bocas de lobo previstas, dispositivos que coletam e direcionam a água pluvial para a rede de escoamento. A instalação, que abrange os cinco lotes do projeto, vai duplicar a capacidade de captação na área. Entre os locais beneficiados estão as quadras da Asa Norte, do Setor de Rádio e Televisão Norte (SRTVN) e vias principais como as W3, W5, L2, L4 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão).
Trechos críticos e etapas do projeto
O diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho, explicou que o mapeamento das áreas contempladas priorizou pontos de alagamento identificados, como trechos próximos ao Estádio Nacional Mané Garrincha e à via do Eixinho Norte. “Havia vias com até 300 metros sem nenhuma boca de lobo. A instalação reforça essas áreas para prevenir alagamentos recorrentes”, destacou.
Com a conclusão da primeira etapa nas quadras iniciais da Asa Norte, o projeto avança para sua segunda fase, contemplando as quadras 4 e 5 até as quadras 14. O material já está em análise pela Novacap, enquanto a terceira etapa, voltada às quadras de finais 15 e 16, encontra-se em fase de estudo.
Parque Urbano Internacional da Paz: integração entre funcionalidade e lazer
Além da drenagem, o Drenar DF inclui a criação do Parque Urbano Internacional da Paz, um espaço projetado para abrigar a bacia de detenção do sistema. O parque, com 5 mil m² de área livre, oferecerá uma praça, ciclovia de 1,1 km e paisagismo com 249 árvores e arbustos. Entre as espécies escolhidas estão magnólias-do-brejo, aroeiras-vermelhas, copaíbas e frutíferas como pitangueiras e jabuticabeiras.
Desenvolvido pela Terracap em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), o projeto atende às diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com a conclusão das etapas, o Drenar DF promete não apenas melhorar a infraestrutura de drenagem da Asa Norte, mas também integrar soluções de engenharia com a valorização ambiental e urbana, reforçando o compromisso do GDF com a sustentabilidade e a qualidade de vida