Plano inclui substituição de 173 mil luminárias por LED, priorizando segurança e eficiência energética
-Da Redação-
26 de novembro de 2024 – A CEB Ipes, responsável pela iluminação pública no Distrito Federal, anunciou a substituição de 173 mil luminárias em todas as regiões administrativas. O projeto, atualmente em fase de licitação, busca trocar 100% das luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED, trazendo benefícios como maior eficiência energética, redução de custos e melhorias na segurança pública.
Os detalhes operacionais do plano serão apresentados nesta quarta-feira (27), às 9h, no auditório do Edifício ION, sede da CEB Ipes. O cronograma prevê a instalação inicial de 69 mil luminárias em áreas de maior fluxo, como Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho e Plano Piloto. A seleção das regiões foi baseada em um mapeamento integrado com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), priorizando locais críticos.
Modernização progressiva
Desde 2019, mais de 135 mil luminárias já foram modernizadas com investimentos superiores a R$ 114 milhões. Edison Garcia, diretor-presidente da CEB Ipes, destaca o compromisso com sustentabilidade e eficiência:
“Estamos transformando Brasília em um modelo de eficiência energética e sustentabilidade, alinhando a modernização urbana às melhores práticas ambientais.”
O plano prevê operações ininterruptas, com equipes atuando 24 horas por dia, sete dias por semana. O trabalho é financiado pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrada na conta de energia elétrica, sendo isenta para unidades que consomem menos de 80 kWh.
Por que LED?
A escolha do LED proporciona economia de até 50% no consumo de energia, maior durabilidade (até 60 mil horas contra 32 mil das lâmpadas de sódio) e menor impacto ambiental, já que são recicláveis. Além disso, oferecem melhor qualidade de luz com Índice de Resolução de Cor (IRC) de 70, contra 20 das lâmpadas tradicionais.
Com esse projeto, a CEB Ipes espera finalizar a modernização da iluminação pública do DF até 2026, promovendo segurança, sustentabilidade e eficiência para toda a população.