Investimentos e novas licitações visam ampliar o uso de bicicletas como alternativa de mobilidade e lazer
Da Redação
26 de maio de 2024 – O Distrito Federal tem avançado na ampliação de sua malha cicloviária, que atualmente conta com 687,12 km de ciclovias e ciclofaixas em 30 regiões administrativas. Esse aumento representa um salto considerável em relação aos 466,6 km registrados em 2018. Embora a cidade de São Paulo ainda lidere com 731,2 km, o DF segue firme em seu objetivo de tornar a bicicleta uma opção cada vez mais viável para seus habitantes.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), responsável pela política cicloviária da região, anunciou que está preparando uma licitação para o segundo semestre de 2024, visando à construção de 26 km de novos trechos. Os planos incluem 11 km em Samambaia Norte, 3,3 km em Planaltina, 550 metros próximos ao UniCeub, na Asa Norte, 2 km nos arredores do Autódromo de Brasília, quase 2 km na Octogonal e 5,8 km em Samambaia.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 27 milhões na construção de 220,52 km de novas ciclovias, com a meta de não apenas expandir a rede, mas também melhorar a interligação entre os diferentes trechos. A parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) tem como objetivo conectar 289 km de ciclovias em um grande programa de integração, que promete melhorar a mobilidade e a atratividade das vias para os ciclistas.
Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF, destacou que a legislação atual exige que todos os projetos de vias públicas, sejam eles de construção, ampliação ou adequação, incluam infraestrutura cicloviária. Um exemplo disso é o projeto do Corredor Eixo Oeste, que terá ciclovias ao longo de todo o trajeto do Sol Nascente ao Eixo Monumental e ao Terminal Asa Sul.
Benefícios para a comunidade
A expansão das ciclovias tem sido bem recebida pelos moradores do DF. Anilson Dalapícola, de 70 anos, aposentado e morador do Núcleo Bandeirante, aproveita a ciclovia recém-inaugurada para se exercitar e fazer suas compras. “A ciclovia ficou excelente depois do asfaltamento. É muito bom poder ir de bicicleta ao comércio e ainda praticar exercício”, afirmou.
Edmilson de Jesus, microempreendedor da Candangolândia, também valoriza a nova infraestrutura cicloviária. “Uso a ciclovia como lazer, aos fins de semana. O percurso do Núcleo Bandeirante até o Park Way é ótimo para o meu lazer, e tenho a oportunidade de me exercitar”, comentou.
A expansão da malha cicloviária no DF está não apenas promovendo a mobilidade, mas também contribuindo para o bem-estar dos moradores, incentivando o uso das bicicletas como uma alternativa de transporte sustentável e saudável.