Fundação Hemocentro promove ações ao longo de junho para incentivar doação e conscientizar a população

Da Redação

3 de junho de 2024 – A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) iniciou nesta segunda-feira a campanha “Junho Vermelho: Unidos pela Vida” para incentivar a doação voluntária de sangue. Junho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue em todo o país, culminando no Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho, conforme estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O uso de sangue em tratamentos médicos tem crescido em importância ao longo dos anos, desde as primeiras ações da Cruz Vermelha até a organização de hemocentros nos países. Aqui no Distrito Federal, cabe ao Hemocentro de Brasília garantir uma doação segura e de qualidade”, explicou o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

Neste ano, a campanha destaca o vínculo entre doadores e pacientes, reforçando o caráter altruísta e anônimo da doação de sangue. “A doação é um ato de solidariedade, e o doador deve saber que o sangue doado será processado e pode salvar até quatro pessoas com diferentes necessidades”, acrescentou Okumoto.

Durante o mês, a FHB realizará palestras, treinará multiplicadores, organizará grupos de doação e distribuirá brindes aos doadores. A unidade móvel da fundação também fará três coletas externas, a primeira delas nesta terça-feira (4), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Gama, das 9h às 16h.

No Dia Mundial do Doador, em 14 de junho, uma coleta será realizada no Palácio do Buriti, parte da campanha “Mulheres no Poder Doando Sangue e Salvando Vidas 2024” da vice-governadoria do DF. Outra coleta externa está prevista para o dia 27 de junho no Palácio do Planalto.

Para manter os estoques em níveis seguros, a FHB precisa de cerca de 180 doações diárias. O sangue coletado abastece toda a rede pública de saúde do DF e instituições parceiras, incluindo o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.

Conscientização sobre Doença Falciforme

No dia 19 de junho, a FHB promoverá o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme com um evento para doadores fenotipados e pacientes com a doença. O encontro será no auditório da FHB, das 8h às 12h, e terá como objetivo destacar a importância da doação fenotipada para atender pacientes com essa condição.

Pacientes com doenças como a doença falciforme precisam de transfusões frequentes de sangue fenotipado, o que melhora consideravelmente sua qualidade de vida. “A doença falciforme é hereditária e, uma vez diagnosticada, muitos pacientes necessitam de transfusões mensais, e é o sangue doado no Hemocentro que lhes garante uma vida melhor”, detalhou Okumoto.

Critérios para doação

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde. Quem passou recentemente por cirurgias, exames invasivos ou teve alguma doença deve conferir no site do Hemocentro os critérios de elegibilidade.

Quem teve gripe deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas para doar. No caso de covid-19, a espera é de 10 dias após o fim dos sintomas, e para dengue, o prazo é de 30 dias para a dengue clássica e seis meses para a hemorrágica.

As doações podem ser agendadas pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2), e também há encaixes disponíveis de acordo com a demanda diária.

Créditos: Correio Braziliense 

Share.
Exit mobile version