BRB lança pagamento de alvarás judiciais por Pix no TJBA com expansão para o 2º Grau

Nova funcionalidade elimina burocracia e acelera transferência de valores no setor judiciário

-Da Redação-

22 de novembro de 2024 – O Banco de Brasília (BRB) anunciou uma nova funcionalidade no sistema BRBJus: o pagamento de alvarás judiciais eletrônicos por meio do Pix para processos no 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). A inovação marca mais um avanço na digitalização do setor judiciário, oferecendo mais agilidade e eficiência na transferência de valores e dispensando deslocamentos às agências bancárias.

“Essa iniciativa reforça o compromisso do BRB em fornecer soluções tecnológicas avançadas que facilitem o acesso à Justiça. O Pix judicial traz benefícios diretos aos jurisdicionados, permitindo que recebam os valores a que têm direito de forma rápida e simplificada”, afirmou Paulo Henrique Costa, presidente do BRB.

Após a assinatura do alvará por um desembargador, o valor é creditado automaticamente na conta do beneficiário | Foto: Tauan Alencar/ BRB

Funcionamento e benefícios

Com a novidade, os pagamentos passam a ser feitos eletronicamente. Após a assinatura do alvará por um desembargador, o valor é automaticamente transferido para a conta do beneficiário via Pix. Antes, o processo era feito de forma física, exigindo que advogados imprimissem os alvarás e fossem às agências para sacar os recursos.

A atualização representa uma economia significativa de tempo e recursos para advogados e beneficiários, além de promover maior eficiência na gestão dos pagamentos judiciais. Agora, tanto no 1º quanto no 2º Graus do TJBA, os alvarás são pagos de forma instantânea, eliminando a burocracia e modernizando o processo.

Histórico e expansão

O sistema BRBJus foi pioneiro no uso do Pix judicial, implementado no 1º Grau do TJBA desde 2021. Desde então, a plataforma vem oferecendo soluções modernas, como o depósito judicial via QR Code e o pagamento eletrônico de alvarás de precatórios.

A funcionalidade, que já trouxe benefícios aos jurisdicionados baianos, será implementada no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) a partir de dezembro. Com isso, o BRB espera estender os ganhos de agilidade e praticidade aos processos judiciais em Alagoas.

“O avanço para o 2º Grau no TJBA e a expansão para outros tribunais consolidam o BRB como parceiro estratégico do Poder Judiciário na transformação digital, promovendo maior eficiência e comodidade para todos os envolvidos nos processos judiciais”, concluiu Paulo Henrique Costa.

Créditos: Agência Brasília