23/03/2024 às 12:45

Medidas são tomadas para atender a crescente demanda e evitar acúmulo de entulho

O Distrito Federal tem registrado um aumento significativo no uso dos papa-entulhos, graças às ações de limpeza e fiscalização em áreas de descarte irregular de resíduos, bem como à conscientização da população. Em janeiro e fevereiro de 2024, o uso desses equipamentos públicos aumentou mais de 30%.

Diante desse aumento na demanda, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está realizando uma força-tarefa para garantir a eficiência dos papa-entulhos. Caçambas adicionais estão sendo disponibilizadas para podas e galhadas nos 23 locais espalhados pelo DF, e mais máquinas e profissionais foram mobilizados para recolher os materiais deixados nessas unidades.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, ressaltou a importância desse aumento no uso dos papa-entulhos, destacando que ele reflete a conscientização da população sobre a necessidade de descartar os resíduos nos locais adequados, especialmente durante o combate à dengue.

Além disso, o SLU aumentou o número de viagens dos caminhões que transportam os resíduos das unidades para a Unidade de Recebimentos de Entulhos (URE), que teve seu horário de funcionamento ampliado até as 22h para lidar com a alta demanda.

Para evitar o acúmulo de entulho nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), o SLU tem adotado cuidados específicos, como orientar a empresa responsável pelos papa-entulhos a não deixar materiais expostos em locais sem cobertura, especialmente durante o período chuvoso.

O Governo do Distrito Federal está investindo na ampliação da rede de papa-entulhos, prevendo a construção de mais 20 unidades. O objetivo é combater o descarte irregular de resíduos em áreas públicas, prevenindo alagamentos, proliferação de doenças e poluição.

Atualmente, o DF conta com 23 papa-entulhos em operação, localizados em 15 regiões administrativas, e a meta é entregar mais dez unidades ainda em 2024. Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h, e recebem até 1 m³ de resíduos por dia de cada cidadão.

Confira os endereços dos papa-entulhos no site do SLU.

Fonte: Agência Brasília

Share.