09/03/2024 às 17:37

GDF, através da Caesb, entrega hidrômetros para atender cerca de 3 mil moradores

Os moradores do Assentamento Dorothy Stang, localizado no Setor Habitacional Nova Colina, em Sobradinho, agora têm acesso à água potável diretamente em suas residências. Neste sábado (9), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), entregou os primeiros hidrômetros com ligação à nova rede de abastecimento.

A tubulação, em construção desde agosto de 2023, terá 9.837 metros e beneficiará aproximadamente 3 mil moradores. Dos 757 lotes existentes na comunidade, 515 já solicitaram a ligação de água.

O objetivo da Caesb é atender toda a região de moradias com fornecimento de água potável. Está em construção um sistema de cerca de 27 mil metros, com investimento de R$ 11,6 milhões, que abrangerá 17 condomínios e mais de 13 mil pessoas.

Durante a entrega dos hidrômetros, o governador Ibaneis Rocha assinou um acordo de cooperação técnica entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e a Caesb, facilitando a entrada dos moradores em programas habitacionais.

“O Dorothy Stang era uma grande preocupação nossa. Nós temos um compromisso com a população da região desde 2019. Conseguimos a aprovação da Área de Regularização de Interesse Social (Aris) em 2021, com o projeto de lei que foi encaminhado à Câmara Legislativa, e agora estamos com um avançado processo de regularização na Codhab, para que a gente possa dar tranquilidade àquelas famílias”, afirmou Ibaneis Rocha.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, destacou que o fornecimento regular de água contribui para a qualidade de vida e cidadania da população. “É o primeiro comprovante de endereço de muitas famílias, ou seja, cidadania pura. A pessoa vai poder comprar um forninho parcelado, por exemplo, além de não ter que acordar às 4h para buscar água. Ela terá um chuveiro em casa, água para lavar a louça, e ainda vai ter um endereço em uma conta oficial de uma empresa pública”, afirmou.

O Assentamento Dorothy Stang é a primeira área do Setor Habitacional Nova Colina a receber o serviço público. O local é considerado Área de Regularização de Interesse Social (Aris) e está em processo de regularização fundiária desde 2022. A medida permite a implantação de infraestrutura na região.

O administrador regional de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, enfatizou que a chegada do recurso confirma o compromisso de cuidar da região. “É uma conquista para essa comunidade, que sofre há muitos anos com esse problema, como todo setor Nova Colina. O que podemos fazer sem água, né? É um princípio básico de saneamento”, disse.

Joselane Ramos de Oliveira comemora: “É mais saúde, água encanada, água limpa” | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A dona de casa Joselane Ramos de Oliveira, 31 anos, uma das beneficiadas com os novos hidrômetros, expressou sua felicidade pela chegada do serviço público. “É mais saúde, água encanada, água limpa. A gente vê que o governo e os órgãos públicos estão olhando pela gente, sabem que a gente está aqui, e que não estamos abandonados”.

O fornecimento regular de água potável também terá impacto na saúde dos moradores, como acredita a dona de casa Odete Freitas, 51. “Agora, vamos ter a dignidade que não tínhamos antes. Estamos progredindo. Vão vir continhas com o nosso nome e endereço”, comemorou Odete.

Fonte: Agência Brasília

Share.
Exit mobile version