Ação contra o Frio garante segurança e acolhimento a população em situação de rua no Distrito Federal

-Da Redação-

9 de julho de 2024 – Em resposta às baixas temperaturas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem proporcionado segurança e acolhimento à população em situação de rua através de abrigos temporários. Até este domingo (7), a iniciativa contabilizou 2.261 acolhimentos como parte da campanha Ação contra o Frio, que seguirá enquanto durarem as baixas temperaturas no DF. Para esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a temperatura mínima atinja 12ºC.

Os abrigos temporários em operação atualmente estão localizados no Plano Piloto e em Ceilândia. O primeiro espaço foi aberto em 17 de junho no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, e, em 22 dias, recebeu 2.009 pessoas. O abrigo de Ceilândia, inaugurado em 3 de julho na Coordenação Regional de Ensino da cidade, na QNM 27, já atendeu 144 pessoas. Um abrigo temporário no Gama também funcionou entre 20 de junho e 2 de julho, somando 108 acolhimentos, mas foi fechado devido à baixa demanda.

Os abrigos funcionam todas as noites, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul dispõe de 100 vagas diárias, enquanto o de Ceilândia oferece 40 vagas. Nestes espaços, os cidadãos têm acesso a colchões, travesseiros, cobertores e banheiros com chuveiro quente. Também são distribuídos kits de higiene e agasalhos provenientes da Campanha do Agasalho Solidário, liderada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. A alimentação é garantida com jantar e café da manhã balanceados, supervisionados por nutricionistas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destaca que a Ação contra o Frio está alinhada às iniciativas do GDF para promover maior inclusão e dignidade à população em situação de rua. “Essa ação funciona como um termômetro e reforça como os abrigos de pernoite permanente, que pretendemos instalar em breve, podem ser uma boa opção para oferecer dignidade e atender número maior de pessoas que vivem nas ruas”, ressaltou.

A Sedes planeja implementar abrigos de pernoite permanentes ainda neste ano, proporcionando um local seguro para dormir, refeições, higiene pessoal e armazenamento de pertences.

Campanha do Agasalho Solidário

Cobertores, casacos, meias, luvas e gorros podem ser entregues até 17 de julho nas administrações regionais, batalhões do Corpo de Bombeiros, nas 12 unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rodoviária Interestadual de Brasília e nos dois centros Pop, na Asa Sul e em Taguatinga Norte. A Defesa Civil, a PMDF e o Corpo de Bombeiros também estão recebendo os materiais. A meta de 8 mil itens já foi superada, mas as doações continuam sendo aceitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Créditos: Agência Brasília

Share.
Exit mobile version